2 de março de 2010

Simulações de preços em tempo real - Ferramenta de agilidade empresarial (parte 2)

Bom dia,

Como vimos na postagem anterior, com o LP Software é possível fazer simulações com diferentes focos em destaque. Vejamos a seguir os principais pontos em detalhes.

Podemos simular todos os itens que fazem parte da COMPOSIÇÃO DE PREÇOS DO PRODUTO, a seguir mencionados:

-Porcentagem de Despesas Fixas- O L&P vai utilizar na formação dos preços de venda um percentual referente a representatividade das Despesas Fixas da empresa em relação ao seu faturamento, calculado após o lançamento dos Gastos e do Faturamento. Neste caso o empresário poderá simular como ficaria a composição do preço, a margem de lucro, o ponto de equilíbrio, etc., caso fosse atingida a sua meta de redução das Despesas Fixas da Empresa.

-Porcentagem de Despesas Variáveis: Da mesma forma, podemos simular como ficaria os preços e os outros itens apresentados na tela, com a introdução de percentuais diferentes de Despesas Variáveis.

-Desconto: Caso o cliente solicite um desconto sobre o preço de lista cadastrado para o produto, basta inserir esse percentual de desconto, que será apresentado o novo preço, margens e outros resultados, facilitando a tomada de decisão no momento em que for feito o questionamento.

-Preço a Prazo: Trata-se do preço a prazo calculado com base na taxa de juros praticada e cadastrada conforme módulo de Recálculo Geral no prazo de venda definido ou proposto. Caso se entre com um novo preço a prazo, o L&P vai apresentar o novo preço a vista (Valor Presente), partindo desse preço a prazo, e todos os outros Itens da simulação, inclusive a nova margem de lucro líquido.

-Prazo Médio de Venda Proposto. Trata-se do prazo (Médio) de pagamento concedido ao cliente. Mudando-se o prazo, podemos simular tanto o novo preço a prazo, ou se assim o desejar, pode ser mantido o preço a prazo e o L&P vai calcular o novo preço a vista (Valor Presente) e todos os outros itens da simulação.

-Preço a Vista: Vem a ser o preço calculado pelo sistema ou o preço de lista cadastrado. Se inserirmos um novo preço a vista, para fins de simulação, o sistema vai apresentar a atualização de todos os outros itens, inclusive a nova margem de lucro líquida.

-Margem de Lucro Líquida: Margem de Lucro Líquida vem a ser o resultado em porcentagem, partindo-se do preço de venda e subtraindo-se todos os outros componentes do preço, tais como: Custo, Despesas Variáveis e Despesas Fixas. Podemos simular inserido-se uma nova margem, que o sistema vai demonstrar o novo preço com essa margem, além da atualização de todos os outros itens da simulação.

-Ponto de Equilíbrio em Quantidade: Neste item o L&P apresenta a quantidade do produto a ser vendida, necessária para que o mesmo possa cobrir a sua Responsabilidade de Cobertura dos Gastos Fixos- RCGF. Podemos, eventualmente, inserir uma nova quantidade possível de ser vendida que o sistema vai apresentar um novo preço, que nessa quantidade, poderá ser praticado, sendo que resultará na mesma cobertura de Gastos Fixos, de responsabilidade do produto.

-Responsabilidade de Cobertura de Gastos Fixos - RCGF : O software L&P, através de critérios próprios baseados na análise da performance de cada produto, atribui a todos os produtos que fazem parte do “Mix” da empresa, um valor de RCGF, para fins de cálculo do Ponto de Equilíbrio (Break-even-point), que é informado nesse item. Podemos simular essa RCGF, inserido um novo valor para cobertura. Neste caso, o L&P informará um novo Ponto de Equilíbrio, em quantidade e valor de faturamento, ou se preferir, um novo preço que, se for vendido na mesma quantidade já existente, também proporcionará a cobertura do novo valor de RCGF.

-Ponto de Equilíbrio em Valor: Para cada alteração no Ponto de Equilíbrio em Quantidade o sistema estará apresentando neste item, o valor do faturamento correspondente ao produto simulado.

Obs: 1- Após o encerramento de qualquer operação na tela de Simulação, o L&P pergunta se os dados devem ser efetivados no produto.
Caso positivo, o novo preço e outras informações serão cadastrados no produto. Caso contrário, os dados existentes antes da simulação permanecerão inalterados.

Obs: 2- Podemos imprimir a tela de Simulação a qualquer momento.

Compostos
Após o cadastramento de todos os produtos e suas composições, nesta tela são relacionados todos os produtos compostos que contem este produto ou matéria prima na sua composição.

Resumo
Nesta opção, o L&P apresenta uma Ficha Técnica contendo um resumo de todas as informações de custos relativas ao produto. No lado esquerdo da tela temos as informações de custos e resultados calculadas em relação ao preço de lista cadastrado.

Obs.1:- Podemos optar pela apresentação desse resumo em qualquer uma das unidades cadastradas para o produto.

Obs.2:- Podemos Imprimir esse Resumo a qualquer momento.


Obrigado,
Equipe L&P Software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário