19 de março de 2010

BC defende criação de índice de preços de imóveis

(Reuters) - O diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini, sugeriu nesta sexta-feira a criação de um índice para acompanhar a evolução de preços no setor imobiliário.

"Temos que avançar com a criação de um indicador de preços para monitorar o mercado... é uma lacuna a ser preenchida no curto prazo," disse Tombini, em palestra a representantes do setor.

Diferente do Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede a variação de preços de uma cesta de produtos utilizados na construção civil, o novo índice teria como objetivo medir preços de imóveis.

Mas, conforme explicou o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon, em vez de o BC criar o indicador, vai incentivar que o índice seja formulado por institutos de pesquisa, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) ou entidades do setor.

"Devemos ter um índice que meça o valor dos imóveis. Será um estímulo para que agentes do mercado criem esse índice", explicou Odilon.

Segundo Tombini, o setor imobiliário deve registrar a maior taxa de crescimento no mercado de crédito nos próximos anos. Por isso, é importante garantir-se agora que haja boa qualidade na originação de recebíveis imobiliários.

O objetivo, segundo ele, é evitar que se reproduza no Brasil a crise vista na Europa e nos Estados Unidos.

"O BC vai intervir, se necessário," disse Tombini.

© Thomson Reuters 2010 All rights reserved.

FONTE: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE62I0FD20100319

-----------------------------------------------

L&P SOFTWARE AUMENTA SUA AGILIDADE EMPRESARIAL

Tenha em sua empresa a melhor ferramenta de Gestão de Custos, Lucros e Composição de Preços SEM SUBSTITUIR SEU ERP. L&P Software é um BI (Business Intelligence) de controle de custos e Composição de Preços que proporciona ao empresário agilidade empresarial. Faça simulações de preços enquanto negocia com seus clientes. Ganhe tempo e poder de negociação.

Saiba mais sobre o L&P Software.

Obrigado,
Equipe L&P Software

Nenhum comentário:

Postar um comentário