20 de maio de 2010

Remédios, energia e automóveis pressionam IPCA-15

(Reuters) - A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerou em maio, refletindo os reajustes dos medicamentos e da tarifa de energia elétrica.

O indicador subiu 0,63 por cento em maio, após alta de 0,48 por cento em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 0,58 por cento, de acordo com a mediana de 26 respostas que variaram de 0,55 por cento e 0,65 por cento.

"As maiores contribuições para elevação do resultado vieram dos produtos farmacêuticos, em virtude do reajuste médio de 4,64 por cento concedido a partir de 31 de março, e da energia elétrica, que reflete a cobrança da COSIP (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública) implantada no Rio de Janeiro", afirmou o IBGE em nota.

Os produtos farmacêuticos passaram de alta de 0,70 por cento em abril para 2,14 por cento em maio, enquanto a tarifa de energia passou de queda de 0,46 por cento para aumento de 1,29 por cento.

Assim, o grupo Saúde teve avanço de 0,95 por cento neste mês, contra 0,38 por cento no passado, e Habitação avançou 0,74 por cento agora, contra variação positiva anterior de 0,08 por cento.

Também pressionaram a inflação os maiores custos de automóvel novo --que passaram de recuo de 0,46 por cento em abril para elevação de 1,57 por cento em maio--, aluguel --de 0,57 para 0,74 por cento-- e condomínio --de queda de 0,60 por cento para alta de 1,18 por cento.

Outra pressão veio do grupo Vestuário, com avanço de 1,15 por cento em maio ante 1,08 por cento em abril, devido à troca de coleção.

Já os preços de Alimentação arrefeceram, subindo 1 por cento em maio após alta de 1,71 por cento em abril, mas ainda continuaram pressionando a inflação.

© Thomson Reuters 2010 All rights reserved.

FONTE: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE64J03V20100520

___________________________________________________

L&P SOFTWARE AUMENTA SUA AGILIDADE EMPRESARIAL

Tenha em mãos a melhor solução em Gestão de Custos, Lucros e Composição de Preços.
Baixo custo de implantação e RESULTADOS em pouco tempo. Fuja das longas e caras implantações, gaste pouco implantando rapidamente L&P Software e veja seus lucros aumentarem. Turbine seu poder de negociação com as simulações de preços em tempo real do L&P Software. Ganhe tempo e clentes com mais AGILIDADE EMPRESARIAL.

Saiba mais,

Obrigado!
Equipe L&P Software



..

Nenhum comentário:

Postar um comentário