26 de fevereiro de 2010

Terminologias e conceitos (Parte 2)

Boa tarde,

Segue abaixo a complementação do tópico analisado ontem.
A compreensão das terminologias aplicadas ao sistema L&P Software aumenta a acertividade e a qualidade dos resultados fornecidos em relatórios.

11- DEPRECIACÃO: Tem a ver com o desgaste, obsolescência ou desvalorização de um Bem do imobilizado. As parcelas mensais de depreciação são calculadas em função da expectativa de vida útil do Bem. Os bens do imobilizado (Ativo Fixo), tanto podem estar lotados nas áreas da administração como nas fases da produção. Portanto, as parcelas de depreciação tanto podem ser consideradas DESPESAS FIXAS como CUSTOS FIXOS.

12- AMORTIZAÇÃO: No que interessa para o estudo de custos , podemos considerar este termo semelhante ao de DEPRECIAÇÃO. A diferença está na origem do gasto, uma vez que não se trata da aquisição de um bem do imobilizado e sim de um investimento na reforma das instalações, lançamento de um produto, etc.

13- PERDAS: São gastos involuntários mas difíceis de serem evitados nas empresas. Existem perdas normalmente em todas áreas, tais como: Perdas na utilização da matéria prima, no material de escritório, no material de consumo, na manutenção, nos tempos de produção, nos sinistros em geral, etc.. As empresas devem buscar constantemente a redução de suas perdas.

14- CENTROS DE CUSTO: Identificação das diversas áreas da empresa para os fins de se controlar os seus gastos. Para facilitar a identificação dos Centros de Custo deve-se elaborar um ORGANOGRAMA detalhado da empresa, identificando-se quais são as Áreas Administrativas, Produtivas ou de “Rateio”.

15- PLANO DE CONTAS: Trata-se da identificação adequada das contas de Balanço e de Resultados da empresa através de códigos numéricos, feita pelos contadores. Em nosso estudo de custos nos preocuparemos principalmente com as contas que representem gastos (Custos /Despesas).

17- RCGF- Responsabilidade de Cobertura de Gastos Fixos: Com base no valor total médio dos gastos fixos da empresa, o L&P atribui a cada um dos produtos, um valor que o mesmo deverá cobrir representando uma parte desse, utilizando-se de critérios, que entre outros, leva em consideração a performance do próprio produto. Esse valor, que chamamos de RCGF, é utilizado como base para o cálculo do Ponto de Equilíbrio de cada produto.

18- PONTO DE EQUILÍBRIO: Faturamento mínimo em quantidade e valor, por produto, para que a empresa consiga cobrir pelo menos os seus gastos fixos, não auferindo lucro nem prejuízo. Tecnicamente o denominamos como Ponto de Equilíbrio Contábil , neste caso.
Se o empresário estabelecer um lucro líquido mínimo, como objetivo a ser alcançado pela empresa, que deverá ser cadastrado no item 1-K-Recálculo Geral, os Pontos de Equilíbrio, calculados pelo software, passarão a ser considerados como Cotas Objetivo de Vendas e tecnicamente serão denominados como Pontos de Equilíbrio Econômicos.

19- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL (LUCRO BRUTO): Parte do valor de faturamento da empresa que fica para cobertura dos Gastos Fixos e eventual Lucro, após a cobertura total dos Gastos Variáveis (Custos e Despesas Variáveis). Se retirarmos da Margem de Contribuição o valor necessário para a cobertura dos Gastos Fixos, o saldo corresponde ao Lucro Líquido da empresa, quando houver.

20- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA – MCU: Semelhante a Margem de Contribuição Total, mas calculada em relação ao preço unitário de cada produto.

21-PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO DAS COMPRAS – PMPC: Média ponderada dos prazos de pagamento das compras e gastos da empresa.

22- PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DAS VENDAS – PMRV: Média ponderada dos prazos de recebimento das vendas, praticados pela empresa.

23- MARK – UP: Fator ou índice de marcação de preço. Aplicado ao custo do produto, obtém-se o preço de venda. Não confundir com Lucro Líquido ou Bruto. Existe o “Mark-Up” Divisor e o “Mark-Up” Multiplicador. O “Mark-Up” Divisor é o inverso do “Mark-Up” Multiplicador:
MARK-UP MULTIPLICADOR = ________1_________
MARK-UP DIVISOR

PREÇO DE VENDA = ______CUSTO______
MARK-UP DIVISOR

OU PREÇO DE VENDA = CUSTO X MARK-UP MULTIPLICADOR



Obrigado,
Equipe L&P Software

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